quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Pode escolher: como você classificaria Jair Bolsonaro?



Reacionário
Que se refere ou pertence ao que é favorável à reação.
Contra quaisquer mudanças sociais ou políticas: ideologia reacionária; militante reacionário.
Antidemocrático; que se opõe à democracia.
Quem é reacionário; indivíduo que se opõe às mudanças sociais ou políticas.

Nome do seguidor do partido germânico, criado na década de 30 por um alemão de ideias inovadoras, chamado Adolfo Hitler.
O partido Nazista fundado por Hitler atendia o povo alemão ao mesmo tempo em que pregava o anticomunismo.
O Nazismo e Fascismo foram o precursores da doutrina anticomunista adotada nos Estados Unidos e fartamente irradiada na América Latina nos anos 50. Através dos meios de comunicação escritos e falados era comum perceber a propagação de ideais anticomunistas. Entre os periódicos escritos, as revistas semanais (livros de bolso) foram as que mais difundiram o anticomunismo.
Todos os defensores da democracia norte-americana de hoje foram os mesmos anticomunistas de ontem que por sua vez, herdaram a mesma cultura nazifascista dos anos 30 de Hitler.
Campos de concentração, palestinos em Israel e os secretos nas base aérea de Guantánamo são um exemplo das práticas nazistas, democraticamente aplicadas por Bush, Ariel Sharon, Bill Clinton, Ronald Reagan, Ehud Olmert etc.
Link: http://www.dicionarioinformal.com.br/nazista/

Conservador
Que ou quem é partidário da manutenção da ordem social e política estabelecida: partido conservador.
Funcionário encarregado da conservação de arquivo, museu, biblioteca etc.
Sinônimo de conservador: ordeiro

Membro do PNF Partito Nazionale Fascista fundado por Benito Mussolini na Itália em 1919 . O termo deriva de fascio , o símbolo romano dos magistrados representado por um machado rodeado de varas . Simbolizava a unidade do povo (as varas unidas) e o poder da justiça do Império (o machado) .É também usado de forma negativa , indicando um individuo radical , forte e intransigente .
O fascismo é o sistema de governo que carteliza o setor privado, planeja centralizadamente a economia subsidiando grandes empresários com boas conexões políticas, exalta o poder estatal como sendo a fonte de toda a ordem, nega direitos e liberdades fundamentais aos indivíduos e torna o poder executivo o senhor irrestrito da sociedade. - http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1343
Fascismo  é a denominação que se dá ao regime político que surgiu na Europa entre 1919 e 1945, portanto, no intercurso das duas grandes guerras mundiais (I Guerra Mundial e II Guerra Mundial). É considerado um regime de direita e suas características básicas são: o totalitarismo, o nacionalismo, o idealismo e o militarismo.
De modo geral o fascismo é identificado como o regime implantado por Benito Mussolini na Itália no período do pós-guerra. Contudo, ainda que a Itália seja o berço dessa ideologia, a Europa viveu sob ameaça de expansão deste regime durante toda a década de 1930. O fenômeno fascista estendeu-se para outros países europeus como Espanha (Francisco Franco), Portugal (Salazar), entre outros.
Os italianos eram um povo que possuía um extremo sentimento de nacionalismo. Sua identidade enquanto nação era determinada pela unidade de raça, língua, cultura e território. Este sentimento de nacionalidade foi profundamente atingido - no período do pós-guerra - pelo não cumprimento integral das promessas por parte dos Aliados da guerra. A I Guerra Mundial trouxera consequências desastrosas para a Itália, o país encontrava destroçado e os Aliados recusaram-se a cumprir os acordos feitos. Os italianos sentiram-se humilhados e foi deste sentimento de nacionalismo ferido que se estruturou na Itália o regime fascista.
Em meio às agitações do período, provocadas pela profunda crise econômica que a Itália vivia – situação que se agravava pelas greves e manifestações de trabalhadores insatisfeitos - Benito Mussolini, antigo agitador social, é convocado para chefiar o país. Encarregado de organizar um novo gabinete Mussolini dissolveu partidos de oposição e assumiu o comando do país.
Apesar de ter origem oficialmente em 1919, o fascismo torna-se conhecido a partir de 1922, quando Mussolini chega ao poder. Um mês depois de assumir o comando do estado italiano, o Parlamento lhe concederia plenos poderes enquanto governo. Benito Mussolini baseou o Estado fascista no corporativismo, no intervencionismo econômico por parte do Estado e também no expansionismo militarista. Mussolini permaneceu no poder até 1943. Foram, portanto, 21 anos de governo sob o regime fascista, resumido por Benito Mussolini da seguinte forma: “Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”.

Todas as anteriores.

QUINTA-FEIRA - 11122014 – SE LIGA AÍ



Ideologia
De Dadá a los Punks, un siglo de antiarte
A pesar de la existencia de muy diferentes corrientes antiautoritarias en la historia, todas confluyeron en hacer la revolución a través de la creatividad y la espontaneidad del individuo, rechazando los esquemas de la sociedad capitalista y oponiéndose a cualquier forma de participación en un falso sistema político e institucional.

América Latina e Caribe
El BID lanza nuevo portal de datos abiertos sobre desarrollo en América Latina y el Caribe
 El nuevo portal, Números para el Desarrollo, incluirá una lista completa de datos sobre temas tales como macroeconomía, inclusión social e integración global de 26 países de América Latina y el Caribe

Guerra Fria
Boaventura: a Terceira Guerra é contra a Rússia
Washington provoca Moscou em três frentes, atiça possível conflito nuclear e ignora opinião da sociedade norte-americana. Em nome da “democracia”?

CNV/Índios
Sobre o Relatório da Comissão Nacional da Verdade e Povos Indígenas
O relatório foi entregue, mas o Brasil ainda não fechou essa página sangrenta de sua história. É preciso que se esclareça cada uma das mortes, não podemos esquecer ninguém. A luta dos povos indígenas continua.



Economia
Ajuste fiscal pode permitir alta menor dos juros, diz BC; veja, com tradução, os 6 trechos essenciais da mensagem

Capitais perdem participação no PIB, mas riqueza continua concentrada


Educação
1 em cada 4 alunos da rede pública está no pior nível em português

Corrupção

Relatório final da CPI mista da Petrobrás tem quase mil páginas e nenhum indiciamento


PF indicia cúpula das empreiteiras do cartel da Petrobrás


Tempos estranhos


Ciência


Direitos Humanos
Combate à violência contra a mulher avança pouco nas últimas décadas

Estudantes uruguaios fumam mais maconha que tabaco, diz pesquisa


Internet vai ser vista como um direito humano, diz criador da web


Após Agente Laranja, Monsanto reencontra Vietnã com transgênicos

 

Imigração: “O mar está cheio”

Desenvolvimento

PAC atingirá cerca de R$ 1 trilhão em investimentos até o final do ano

 

Índios

Brasil tem cinco línguas indígenas com mais de 10 mil falantes


Religiosidade
Cabala Iniciática

Meio Ambiente
Papa afirma que tempo para achar soluções para o clima "está se esgotando"

Cultura

PAÍS DO ACOCHAMBRAR *
Foi assim na Independência.
Foi assim com a Lei Aurea.
Foi assim na Proclamação da República.
Foi assim com o fim do Estado Novo
Foi assim com o fim da Ditadura Militar
Foi assim com o relatório da Comissão da Nacional da Verdade.
Vamos viver assim até o final dos tempos?
*Arredondar, aproximar, fazer sem muito critério, empurrar com a barriga.
(no Facebook – MTS)

DO INSUSPEITÍSSIMO (E HIPER-PETISTA) LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO
 “... Petrobrás agora...(está se transformando)... de orgulho nacional em vergonha nacional... É, irônica e dolorosamente, sob um governo de esquerda, aspas à vontade, que o orgulho está chegando a um estado terminal.”
http://cultura.estadao.com.br/…/geral,tempos-estranhos-imp-…
(no Facebook – MTS)

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE
Querem saber? Não vou nem perder meu tempo de comentar isso.
Talvez quando passar a raiva, dedique algumas linhas ao muito que NÃO ESTÁ no relatório.
Por enquanto vamos aplacar a ira.
Só 3 perguntinhas:
- 377 responsáveis por graves violações aos direitos humanos?!?!?!?!
- Lula da Silva foi seguido por agente inclusive no cinema ?!?!?!?!
- Isso é algum tipo de piada?
(no Facebook – MTS)