sábado, 29 de novembro de 2014

Aprendizado



Um mestre sufi contava sempre uma parábola no final de cada aula, mas os alunos nem sempre entendiam o seu significado.

“Mestre, perguntou um deles, tu contas-nos contos, mas nunca nos explicas o que significam.”

“As minhas desculpas, disse o Mestre. Como compensação, deixa-me que te ofereça um belo pêssego.”

“Obrigado, mestre", agradeceu o discípulo.

“Mais ainda... como prova do meu afeto, queria descascar-te o pêssego. Permites que o faça?”

“Sim, muito obrigado”, disse o discípulo.

“E, já que tenho a faca na mão, não gostarias que eu cortasse o pêssego em pedaços, para que te seja mais fácil comê-lo?”

“Sim, mas não quero abusar da tua generosidade, mestre...”

“Não é um abuso. Sou eu que me estou a oferecer. Quero apenas agradar-te. Permite-me também que mastigue o pêssego antes de to oferecer...”

“Não, mestre! Não gostaria que fizesses isso”, queixou-se o discípulo, surpreendido.

O mestre fez uma pausa e então disse: “se vos explicasse o sentido de cada conto, seria como dar-vos de comer fruta mastigada.”

 (Conto sufi /parábola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário