sábado, 12 de abril de 2014

“Existirmos: a que será que se destina?” (1)



Hay tres cosas que un hombre debería hacer en su vida: plantar un árbol, tener un hijo y escribir un libro /  Há três coisas que um homem deveria fazer na sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.


Esta oração seria do poeta cubano José Martí.


Nascido em Havana (Cuba) no dia 28 de janeiro do ano de 1853, José Julián Martí Pérez foi uma poeta, jornalista, filósofo e político. Ligado à maçonaria, Martí teve sua iniciação em 1871 no Grande Oriente Lusitano. Além disso, criou o PRC - Partido Revolucionário Cubano - e planejou a Guerra Necessária (Guerra de 1895). Conhecido em Cuba como "El apóstol", José Martí foi um dos pensadores de maior influência em seu país de origem, mas suas ideias transcenderam as fronteiras cubanas e se espalharam por diversas outras nações com ideologias parecidas com a de seu país.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Ainda jovem, em 1869, José Martí publicou um panfleto de cunho separatista chamado El Diablo Cojuelo e o periódico La Patria Libre. Ainda naquele ano, distribuiu o manifesto El Siboney, que produzia de forma manuscrita. Pela disseminação deste tipo de material, Martí foi para a prisão e acabou sendo alvo de processos do governo. Ele ficou preso por 6 meses, mas sua pena o levou a prestar serviços obrigatórios. Sua família conseguiu o indulto em 1871, trocando sua pena inicial pela deportação à Espanha, país em que Martí publicou El Presidio Politico em Cuba, sua primeira denúncia de grande relevância que mostrava a crueldade com que os presos eram tratados nas prisões de Cuba. A partir deste momento, tornou-se conhecido entre os intelectuais da época e obteve, no ano de 1874, doutorado no curso de Leis, Filosofia e Letras pela Universidade de Saragoça.



Espero sinceramente que José Martí estivesse falando do Homo sapiens e não apenas do macho, aquele do pinto no meio das pernas.


Mas é pouco provável dados à cultura e ao momento nos quais o poeta estava inserido.


Cá de minha parte já sanei – a se levar José Martí ao pé da letra – a minha dívida para com a existência:


- tenho quatro filhas. Dizem que não. Que é mais que isso. Mas ninguém prova isso.


- já plantei centenas de árvores (e muitos arbustos e algumas gramíneas). Dá para um bosque; quem sabe, uma pequena floresta.


- livros já foram aos montes como autor, coautor, editor, coeditor e o diabo a quatro.


Acho que falta uma perna na proposição do poeta: a paixão. O apaixonar-se – o quanto der, o quanto puder.


Dia desses um amigo me confessou que está apaixonado por sua atual mulher (esposa, como gosta de dizer o purismo feminista). Está tão apaixonado hoje como esteve pelas suas duas primeiras mulheres. Assim como deve ter se apaixonado por namoradas, conhecidas, professoras, amigas...


As mulheres dizem a mesma coisa.


Brilhante. Somos humanos.



Avião



Mais que a violência, que o destemor criminoso me assustam textos como acabei de ler no Balaio do Kostcho, narrando a saga de sua filha Mariana, em viagem bate-volta São Paulo-Recife- São Paulo: Vai viajar de avião? Muita calma nesta hora:


Já faz algum tempo que voar no Brasil virou uma aventura, mas a cada dia o desafio aumenta e é preciso ter muita calma nesta hora. Você só sabe onde embarca, se conseguir embarcar. A partir daí, você não sabe se vai pousar no destino marcado ou em qualquer outra cidade. Prepare-se para surpresas geralmente desagradáveis. O que antes era um prazer, virou uma epopeia.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Agora, não vou resistir: "Imagina na Copa"!!!!!!!!

Obrigada aos que dedicaram seu tempo para me ler ate aqui.

beijos


Ó mundo malvado, “tudo demorando em ser tão ruim”: Desde que o samba é samba - Caetano Veloso


Veloso, no entanto, fala da solidão, a solidão é ausência da paixão.



Há luz



No perfil do grupo Mujeres Aborigenistas del Uruguay (https://www.facebook.com/mujeres.aborigenistasdeluruguay) a foto acima e uma frase singela: vida, en armonia con la madre naturaleza.


Um contraponto monumental ao pessimismo caótico de Kotscho e família.


A que será que se destina?


Tornamo-nos todos pessoas medíocres, mal-humoradas?


Medíocres no nosso mundo medíocre onde cabem apenas os nossos desesperos, os nossos pessimismos, as nossas intolerâncias?


A que será que se destina?




Existirmos: a que será que se destina? / Pois quando tu me deste a rosa pequenina / Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina / Do menino infeliz não se nos ilumina / Tampouco turva-se a lágrima nordestina / Apenas a matéria vida era tão fina / E éramos olharmo-nos intacta retina / A cajuína cristalina em Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário