sábado, 26 de outubro de 2013

Diga NÃO à execução do português Boaventura


Crédito da foto: pt.wikipedia.org

O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos está entrando na alça de mira da blogosfera progressista.

É necessário, no entanto, esclarecer um fato importante: essa esquerda já se chamou (por conta própria) de blogosfera libertária e blogosfera independente.

Bem, como são expressões - libertária e independente – inconsistentes, irreais e não comprováveis eles mesmos resolveram abandoná-las e, a partir de agora, chamam a eles mesmos de progressistas.

Ataques progressistas

Ontem, nos blogues progressistas blogueiros progressistas atacaram uma blogueira progressista, tudo porque a blogueira progressista atacou o desenvolvimentismo dilmista e o seu afastamento dos grupos sociais.

Para ela, isso trará problemas mais à frente (este afalaire também já disse isso, mas como é pouco lido e nada progressista, foi poupado da furibundice progressista), quem sabe na eleição presidencial do ano que vem, apesar de toda folga da presidente nas pesquisas de intenção de votos.

De onde vem isso

A palavra progressista (neste contexto) se origina de progressismo, “uma doutrina política ou corrente filosófica, muitas vezes relacionada ao evolucionismo e ao positivismo. O progressismo expressa a crença ou o desejo de evolução, desenvolvimento, aperfeiçoamento, superação. Opõe-se ao conservadorismo”. (WP)

“Políticas progressistas são aquelas que propõem mudanças sócio-econômicas radicais, para o desenvolvimento e o progresso da sociedade”. (WP)

Se opõe ao conservadorismo “pero no mucho”, posto que esse progressismo é, sem tirar nem por, aquilo que defendem os conservadores (de direita): a fé cega no desenvolvimento e no progresso social.

O gajo luso

Mas, afinal, o que disse Boaventura de Sousa Santos?

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o sociólogo e ativista de esquerda (admirador do lulo-petismo) “diz que há retrocessos em segmentos dos direitos humanos no Brasil e critica a presidente Dilma por demonstrar ‘insensibilidade social’”.

Ao abordar, por exemplo, a questão indígena brasileira no governo Dilma, Boaventura afirma que:

“Não é só na demarcação de terras. Tem ainda a questão de saber se a concessão de novas terras são (assim no original) atribuição do parlamento e não do Executivo, o que seria a mesma coisa que dizer que nunca mais haverá qualquer concessão.

Então eu acho que a presidente Dilma está a perder uma batalha, está realmente com uma grande insensibilidade ao movimento indígena camponês, que foi uma grande forma de transformação em toda América Latina. “

Quando indagado se, dessa forma, acredita que Dilma faça um governo de direita, conservador, Boaventura despeja:

‘“Eu venho da Bolívia, estive no Equador, conheço os outros países [da região]. Alguns deles são muito mais à direita no governo, é o caso do México. E lá estamos assistindo a uma grande vitória de um povo indígena que lutou contra uma barragem, La Parota, e conseguiu efetivamente parar essa barragem.

Eu colocaria a presidente Dilma no mesmo pé em que coloco o presidente da Bolívia [Evo Morales] e o governo do Equador. São governos que eu considero progressistas. Não os considero de direita. Eles, de alguma maneira, fazem muito do que sempre fez a direita: têm o mesmo modelo de acumulação, o mesmo modelo capitalista, o mesmo neoliberalismo, aproveitaram a mesma onda de extrativismo, com a reprimarização da economia.

Mas o que esses governos fazem e que a direita nunca fez na América Latina foi redistribuir esses rendimentos de alguma maneira. Distribuem muito mais que os outros governos. Para muitos grupos sociais, isso não é suficiente. Até porque essa forma de redistribuição é relativamente precária, não é com direitos universais, é algo que pode parar de um momento para outro. Mas há problemas. Os ambientais são extraordinários.’

Sintonizando

Para ler a entrevista na íntegra – ‘"Dilma tem grande insensibilidade social", diz guru da esquerda” – é necessário acessar este link: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/10/1362319-dilma-tem-grande-insensibilidade-social-diz-guru-da-esquerda.shtml.

Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário