segunda-feira, 8 de julho de 2013

Ouça os sábios. Vai fazer bem a sua inteligência



É sempre bom ouvir e ler os sábios, sábios como o sociólogo Francisco de Oliveira, o Chico Oliveira, petista de primeira hora, que se afastou do Partido dos Trabalhadores por conta da guinada, histórica, do partido de Lula, primeiro para o Centro e mais recentemente para a Direita.

O Portal IG resolveu ouvir Chico Oliveira - Sociólogo minimiza impacto das manifestações – a respeito do quéquéqué que cerca as recentes manifestações de rua do Brasil, e, para não perder a oportunidade, a respeito de Lula, Dilma PT, governo brasileiro.

O sábio não deixou por menos.

“O QUE ACONTECEU NAS RUAS DO BRASIL NAS ÚLTIMAS SEMANAS?”, PERGUNTOU-LHE O IG.

“Nada demais, respondeu. É um pouco inédito devido ao fato de que se deu em várias partes do País, coisa que não era comum ocorrer. As manifestações mais fortes sempre se deram no Rio e São Paulo e desta vez se apresentaram em várias partes do País de forma bastante intensa. Mas não há uma explicação. Primeiro levantaram os preços das passagens, os governos recuaram e aquilo se transformou em uma manifestação sem sentido. De fato vivemos numa conjuntura política em que não há motivo para crise.” (Chico Oliveira).

“O QUE LEVOU ESSAS PESSOAS PARA A RUA?” (IG)

“Não sei e ninguém sabe. Estão todos chutando hipóteses. A primeira delas foi o aumento da tarifa de transporte, mas isso é tão pouco para mover tanta gente. É claro que foi um estopim, mas não é capaz de manter uma mobilização.” (Chico Oliveira).

“O QUE MUDA NO CENÁRIO POLÍTICO COM OS PROTESTOS?” (IG).

“Não muda nada. A reação da presidente foi risível. Ela quis responder ao clamor das ruas com um plebiscito. Isso é piada. Ela não entende o que é política, principalmente política de massas, e veio com essa de constituinte e plebiscito. Isso é para rir. Uma coisa é responder à voz das ruas com ações factíveis. O que ela propôs não é factível por razões formais, legais etc. Ela não sabe do que se trata. Não entende nada.” (Chico Oliveira).

“DILMA ESTÁ ISOLADA?” (IG).

“Ela nunca teve poder. A Dilma é uma criação do Lula e o Lula tirou o corpo. Ela não tem uma vivência política capaz de articular uma reforma complexa. Dilma não tem âncora em nenhum partido. O PMDB brinca com ela a torto e a direito. O PT não é confiável para uma reforma dessa envergadura. O PT não mobiliza mais ninguém. Nem o Lula. Por isso ele fica quieto.” (Chico Oliveira).

“A DIREITA TEM CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO?” (IG).

“Não tem nada. Nem a direita nem a esquerda. Alguém vai para a rua por causa da maioridade penal? Imagine.” (Chico Oliveira).

(AS MANIFESTAÇÕES) “FOI UM ESPASMO?” (IG).

“Pode ter sido. As manifestações pegaram fogo com a história das passagens de ônibus e logo, logo morreram.” (Chico Oliveira).

“EXISTE ALGUMA SEMELHANÇA ENTRE OS PROTESTOS NO BRASIL E NO EXTERIOR?” (IG).

“Nenhuma. Na raiz de todos estes protestos lá na Europa e nos EUA havia a crise. No Brasil não tem uma crise econômica que detona a crise política. Aqui não tem nada disso. O que existe é uma espécie de euforia que é falsa também. Os condicionantes de crise não estão aí. As passeatas não são sinal de crise. Isso é uma bobagem. Não são quaisquer 50 rapazes nas ruas que vão provocar uma crise. E a presidente quis dar uma resposta mas acabou dando um tiro na água.” (Chico Oliveira).

“LULA PODE VOLTAR EM 2014?” (IG).

“Tomara que não. Boa parte das dificuldades que Dilma enfrenta são devidas ao Lula. A possibilidade existe porque há um vazio, muitos políticos sem expressão. Mas seria péssimo para o Brasil. Lula quer se tornar uma espécie de Perón do Brasil.” (Chico Oliveira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário